Publicado em: 07/02/2018 08:56:09
O evento teve como objetivo esclarecer questionamentos das instituições de educação superior (IES) com relação aos novos instrumentos, estabelecidos pelas portarias 1.382 e 1.383, publicadas em 31 de outubro de 2017.
Inovação e conceitos
Ao falar sobre o quesito inovação trazido pela nova legislação, o especialista em avaliação da educação superior, Maximiliano Damas, esclareceu que o conceito não significa necessariamente algo novo, mas uma ação pensada para resolver determinada questão. Neste contexto, ele aproveitou para elucidar a dúvida recorrente com relação à implementação de bibliotecas virtuais. "O acervo digital deverá ser utilizado como complementação do físico e vice-versa. O uso apenas do digital somente poderá acontecer se ele atender a todos os requisitos estipulados no PPC [Projeto Pedagógico do Curso]".
Já a fragilidade do conceito 3 foi destacado pela consultora especializada na área educacional e assessora da presidência da ABMES, Iara de Xavier, e também pelo consultor jurídico da Associação, José Roberto Covac. Para eles, o referido conceito começa a ser fragilizado em uma série de avaliações, seja no Conceito Preliminar de Curso (CPC), seja no Índice Geral de Cursos (IGC). "Por isso, as instituições de educação superior precisam trabalhar para alcançar, pelo menos, o conceito 4", enfatizou Covac.
Iara ainda chamou a atenção para que as instituições mexam no projeto de autoavaliação. "É preciso reestruturar esse processo para que fique em consonância com tudo o que estamos discutindo. Em 31 de março todas as IES terão que depositar no e-MEC o relatório de avaliação referente a 2017, e enviar um relatório sem dizer que a instituição se preparou para tudo isso será um equívoco, já que a autoavaliação possui papel estratégico na avaliação".
O avanço trazido pelo desdobramento de dois para quatro instrumentos de avaliação, os impactos gerados por eles enquanto elementos constitutivos da política pública eleita pelo Estado e pela sociedade e a mudança significativa de concepções ocasionada pelos novos instrumentos são alguns dos outros pontos abordados durante o seminário promovido pela ABMES.
Para mais informações: https://abmes.org.br/noticias/detalhe/2659/instituicoes-de-educacao-superior-proporao-ajustes-nos-novos-instrumentos-de-avaliacao
Fonte: ABMES https://abmes.org.br/noticias/detalhe/2659/instituicoes-de-educacao-superior-proporao-ajustes-nos-novos-instrumentos-de-avaliacao